AO3 News

Post Header

Published:
2018-02-10 13:22:04 -0500
Original:
January 2018 Newsletter, Volume 120
Tags:

Newsletter da OTW

I. ATIVISMO JURÍDICO

O comitê Jurídico continuou a luta pelo direito de fãs de publicar vídeos e obras multimídia pelo instituto do fair use (uso razoável), fazendo diversas alianças para fazer submissões em apoio a duas dispensas às normas "anticircunvenção" do Digital Millennium Copyright Act dos EUA em dezembro.
A primeira submissão busca uma dispensa expressa para fãs que desejam ripar DVDs, Blu-rays e material de stream para incorporar mídia audiovisual em fanfiction.
A segunda submissão busca esclarecer e ampliar a dispensa existente que permite a fãs ripar DVDs, Blu-rays e material de stream para criar fã-vídeos remixados. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que nos ajudaram a reunir casos e histórias para apoiar essas petições de dispensa.

 

Em janeiro, o comitê Jurídico aliou-se a outras organizações para submeter um memorial de amicus curiae no caso De Havilland v. FX, um caso sobre o programa de televisão da FX "Feud". No memorial, argumentou-se que a Primeira Emenda à Constituição dos EUA protege o direito das pessoas de criar obras expressivas sobre pessoas reais, e que o direito de personalidade não deveria ser utilizado para impedir que pessoas criem docudramas e outras obras de ficção histórica e biográfica.

Também em janeiro, Stacey Lantagne, membro da equipe Jurídica, foi Convidada de Honra na Illogicon, evento em que ela fez apresentações e participou de painéis sobre a OTW (Organizações para Obras Transformativas), direito, e obras de fãs. O comitê Jurídico trabalhou com o comitê de Comunicações para participar da Copyright Week (Semana do Copyright), com publicações como "Cinco coisas que a Presidente do Jurídico, Betsy Rosenblatt, disse" e um post sobre Josh Lamel, da Re:Create Coalition (ambos em inglês).

 

Nesse meio tempo, o comitê Jurídico também lidou com um site de "phishing" que imitava o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) em uma aparente tentativa de obter senhas de pessoas cadastradas no AO3. Lembre-se: Para manter suas senhas a salvo, certifique-se de que quando você estiver visitando um site conhecido, você está realmente naquele site. Se você seguir um link para um site que se pareçe com o AO3, mas por algum motivo seu login não estiver ativo, de uma olhada na barra de endereço para se certificar que que você está realmente no AO3.

II. NO AO3

Dezembro e janeiro foram meses de muito trabalho no AO3! O Open Doors(Portas Abertas) completou as importações do MTAC e do Dana Knight memorial account. Também foram anunciadas as futuras importações dos arquivos InDeath.net Fan Fiction, All Things Rat, TER/MA, Artifact Storage Room 3, e The New Adventures of Sinbad: Fan Fiction Season 2 com a ajuda dos comitês de Tradução and Comunicações.

Graças a Sofia, Terizia, Paula, Sebastian, e às outras pessoas integrantes da equipe de projetos especiais, o Portas Abertas também continuou a busca por obras já presentes no AO3 para evitar duplicações, completando as buscas no AO3 por obras do MTAC, National Library, The Boy / Michael Shanks, e Firefly's Glow. Agradecimentos especiais aos comitês de Organização de Tags pelo auxílio contínuo com vários mapeamentos de tags e Sistemas por estabelecer redirecionamentos de link às obras importadas de diversos arquivos.

O comitê de Organização de Tags sobreviveu a temporada de trocas de fic intacto! Aproximadamente 550 mil tags foram organizadas em novembro, e mais 610 mil em dezembro, totalizando 5,2 milhões de tags no intervalo entre abril e dezembro - cerca de um quarto de todas as tags já publicadas no AO3.

Em mais notícias relacionadas ao AO3, o comitê de Documentação para o AO3 atualizou as FAQs Sua Conta e Séries este mês, e também publicou um tutorial novinho em folha: Como criar uma skin para obras, para quem quiser personalizar o AO3 e suas obras.

Por fim, em dezembro de 2017, o comitê de Abuso recebeu cerca de 1360 tickets, comparados aos 360 de dezembro de 2016. O mês de janeiro foi um pouco mais devagar, com cerca de 900, mas foi movimentado comparado com o mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 430. O comitê de Suporte também observou aumento de mais de 50% no número de tickets em relação ao mesmo período do ano passado, tendo recebido cerca de 1330 tickets em dezembro de 2017 e aproximadamente 1450 em janeiro de 2018.

III. ATUALIZAÇÕES SOBRE OUTROS SITES DA OTW

Transformative Works and Cultures – TWC (Obras e Culturas Transformativas) teve uma atualização em sua infraestrutura! Muitos agradecimentos ao comitê de Sistemas por possibilitar a atualização do software open-source OJS da TWC.

A Fanlore reforçou sua presença visual graças a sua equipe de gráficos, publicando ilustrações como Ship Sunday e Trope Tuesday em suas contas nas mídias sociais. Fique de olho em novos eventos empolgantes, apoiados recentes adições na equipe.

IV. ASSUNTOS INTERNOS

A OTW celebrou uma importante realização no dia 1º de janeiro de 2018: o primeiro aniversário do planejamento estratégico! O comitê de Planejamento Estratégico gostaria de agradecer a cada pessoa que é voluntária na OTW pela ajuda em colocar o planejamento em ação. Para celebrar, o comitê mergulhou de cabeça, junto ao Conselho de Administração, nos primeiros estágios de delineação do próximo planejamento estratégico.

O Conselho também se dedicou ao passado e ao futuro em dezembro e janeiro. Antes do final do ano, ele aprovou e liberou o Relatório Anual de 2016. Além disso, o conselho continuou a trabalhar para proteger os dados de usuárixs e tornar a OTW compatível com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR).

V. EVENTOS FUTUROS

Dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Obras de Fãs! Nos ajude a divulgar essa celebração através da tag #WhatFanworksMeantoMe. Na semana do dia 15 de fevereiro, incentive a galera do(s) seu(s) fandom(s) a participar das atividades da OTW ou a criar seus próprios eventos – e consulte o cronograma completo dos eventos no dia 12 de fevereiro. 12.

Outros eventos para ficar de olho nos próximos meses: Uma semana de Desafio da Fanlore para incentivar a edição da wiki, novos volumes da TWC em março e junho de 2018, e o futuro lançamento da campanha de abril da OTW pelo comitê de Desenvolvimento e Membros.

VI. MUDANÇAS NA EQUIPE OTW

A equipe da OTW contava com 671 pessoas no dia 28 de janeiro. \o/

As mudanças recentes de pessoal processadas pelo comitê de Voluntárixs e Recrutamento estão listadas abaixo:

Tornaran-se membros de comitê:: Mandy Gooch (Organização de Tags), Luin (Organização de Tags), mmmdraco (Organização de Tags), 2 membros de equipe de Organização de Tags, redsummernight (Acessibilidade, Design e Tecnologia), Cyn (Voluntárixs e Recrutamento), Stephanie Godden (Voluntárixs e Recrutamento), 1 membro de equipe da Fanlore

Deixaram a presidência de comitês:: James Baxter (Webs)
Deixaram comitês:: ChelseaIBelieve (Organização de Tags), Kat Heiden (Desenvolvimento e Membros), 4 membros de equipe de Desenvolvimento e membros, Curtis Jefferson (Voluntárixs e Rcrutamento), 2 membros de equipe do Abuso, Catarina Pimenta (Comunicações), James Baxter (Webs), 1 membro de equipe de Suporte, 1 membro de equipe de Eleições, 1 membro de equipe da Fanlore, 1 membro de equipe do Sistemas
Deixaram a equipe de Acessibilidade, Design e Tecnologia: Cesy
Deixaram a equipe de Acessibilidade, Design e Tecnologia, Controle de Qualidade e Testes:: Eve Forbes e 12 outras pessoas
Deixaram a equipe da Fanlore: 2 pessoas
Deixaram a equipe de Organização de Tags: nocokenojoke, Vociferocity, summerlove_jl, carboncopies, Mieun, sabinelagrande, regentzilla e 2 outras pessoas
Deixaram a equipe de Tradução: Arence, Audrey Lee, ianavi, nyxmidnight, and 3 outras pessoas

Para mais informações sobre a função de nossos comitês, por favor acesse a lista de comitês em nosso site.


A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.