AO3 News

Post Header

Published:
2018-06-06 12:21:44 -0400
Original:
Upcoming changes to the search & filter functionality
Tags:

A atualização ao motor de pesquisa que anunciámos anteriormente não só fornecerá algumas melhorias de estabilidade necessárias há muito, como também trará mudanças interessantes à maneira como pesquisas, filtras e navegas obras e favoritos no Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo)! Estas alterações incluem desde tornar a funcionalidade atual mais fácil de utilizar até adicionar opções novas e fazer a revisão de funções existentes. Esperamos que disfrutes destas melhorias ao modo como encontras novas coisas para ler ou ver ou ouvir!

Pesquisa e filtro de obras

Ao longo dos anos, recebemos várias sugestões para melhorar a pesquisa e filtros de obras e, utilizando nós também o AO3, é com entusiasmo que finalmente implementamos algumas delas!

 

Apresentação dos novos filtros de obras.

Pormenor dos novos filtros de obras, com ênfase na exclusão de tags, filtros de crossovers, o estado de conclusão da obra e a contagem de palavras. A captura de ecrã completa (no link) mostra a lista completa de tipos de tags a incluir ou excluir e opções adicionais, como intervalo de tempo e língua da obra.

 

  • Filtros de exclusão: Agora os filtros podem ser utilizados não só para inclusão como também para exclusão de certas coisas das listagens de obras: só tens de escrever os seus nomes no campo "Other tags to exclude" (Outras tags a excluir) ou selecioná-las de uma lista com as tags mais populares. Esta deverá ter sido a funcionalidade que nos foi mais pedida e achamos que a nossa solução combina familiaridade, flexibilidade e acessibilidade. Para já, os novos campos apenas estão disponíveis nos filtros, mas podes continuar a utilizar o antigo método de exclusão de tags na página Work Search (Pesquisa de Obras) -- essa interface será atualizada em breve!

  • Crossovers: Agora podes pesquisar por crossovers ou escolher excluí-las. Aqui definimos crossovers como obras com pelo menos duas tags de fandom não relacionadas entre si, determinado segundo a forma como as tags estão organizadas.

  • Estado da Obra: Anteriormente, podias optar por mostrar apenas obras concluídas. Agora podes também pesquisar especificamente por obras em progresso, se for essa a tua preferência.

  • Data de Atualização: Para limitar os teus resultados a obras publicadas ou atualizadas num período de tempo em particular, os filtros incluem agora um selecionador de datas, para te ajudar a escolher datas de início e conclusão para a tua pesquisa.

  • Contagem de Palavras: Por último, adicionámos uma maneira simples de procurares obras que se encontrem dentro de um limite de palavras específico. \o/

Tudo o que selecionares na barra lateral de filtros continuará a restringir o teu conjunto de resultados (ou seja, é um filtro E), em vez de incluir mais obras que possam ter uma ou mais das tuas tags selecionadas (ou seja, um filtro OU).

Pesquisa e filtro de favoritos

Com o código antigo para favoritos, ao mudar a organização de tags grandes podia-se provocar pressão nos servidores do AO3. Felizmente, graças a Elasticsearch 6, há uma maneira muito melhor de lidar com os mais de 74 milhões (!) de favoritos que temos, pelo que reescrevemos extensivamente o código. No entanto, para além de criar filtros de exclusão para favoritos novinhos em folha, tivemos de fazer algumas alterações à pesquisa, navegação e filtro de favoritos.

 

Apresentação das novas listagens de favoritos.

Uma lista truncada de favoritos, todos da mesma obra, listada dentro da tag de Veronica Mars. A captura de ecrã completa (em hiperligação) mostra os 5 favoritos mais recentes da obra, bem como as notas e tags de quem criou o favorito e um link para aceder a todos os favoritos.

 

  • Novo design das listagens de favoritos para tags e coleções: Nunca mais vais ter de passar por centenas de favoritos da mesma obra ou série popular durante a navegação de favoritos numa tag ou coleção -- cada item favoritado será listado apenas uma vez, com os pormenores dos seus cinco favoritos mais recentes em baixo. (Se um item tiver mais do que cinco favoritos, haverá um link "All Bookmarks" (Todos os favoritos) para que possas consultar o resto.) As páginas de favoritos de cada pessoa utilizadora e os resultados da Pesquisa de Favoritos vão continuar a listar os favoritos da mesma maneira que sempre o fizeram.

  • Tags de quem criou o favorito: Com o novo código, a utilização da tag "Angst" num favorito vai deixar de adicionar esse item à página de favoritos de "Angst," nem incluirá o item nos resultados quando se filtra uma lista de favoritos pela Tag Adicional de "Angst." Agora, se quiseres ver tudo aquilo a que quem criou o favorito deu a tag de "Angst," terás de utilizar o campo "Bookmarker's tags" (Tags de quem criou o favorito) na página de Pesquisa de Favoritos.

    Se utilizares as tags como sistema pessoal de classificação ou lembretes para comentar numa obra favorita, por exemplo, podes continuar a filtrar os teus favoritos tal como antes! Haverá também caixas de verificação para "Bookmarker's tags" e campos de preenchimento automático nas páginas de favoritos para coleções e tags.

  • Pesquisar favoritos: Embora ainda seja possível pesquisar favoritos, para as melhorias do desempenho que realizámos foi necessário dividir a pesquisa em dois campos: um para informação dos itens favoritos (ex: tags, títulos e resumos das obras) e outro para informação dos próprios favoritos (ex: tags e notas de quem criou o favorito).

 

Apresentação dos novos filtros de favoritos.

Pormenor dos novos filtros de favoritos, que mostra opções de exclusão de tags da obra e tags adicionadas por quem criou o favorito. Outras opções incluem os campos de pesquisa de informações da obra e favoritos e as caixas de verificação para pesquisar apenas por recomendações ou favoritos com notas. Há um link para a captura de ecrã completa (que mostra todas as tags filtráveis).

Pesquisa de pessoas

Agora podes pesquisar outras pessoas utilizadoras que tenham criado obras nas tuas fandoms preferidas! \o/ O novo campo "Fandom" no nosso formulário de Pesquisa de Pessoas sugere tags oficiais à medida que começas a escrever, para que não tenhas de te preocupar em escrever o nome da tua fandom exatamente correto. Quantas mais fandoms colocares, mais irás estreitar o conjunto de resultados.

 

Apresentação da nova pesquisa de pessoas.

O novo formulário de Pesquisa de Pessoas, focando-se numa pesquisa por fandom. O pseudónimo testy tem 970 obras e 66 favoritos, incluindo 1 obra na fandom em questão. Adicionalmente, também é possível pesquisar por nome de utilizador ou conteúdo do perfil.

 

Para que o teu pseudónimo se destaque nos resultados da pesquisa, podes seguir estas instruções sobre como editar pseudónimos para adicionar pequenas informações e uma imagem de utilizador. (Também podes adicionar ao perfil da tua conta links e informações sobre ti, a tua história como fã, a tua política de obras transformativas ou redes sociais em que estejas presente, como está explicado nas nossas Perguntas Frequentes (FAQ) sobre Perfis.)

Limitações

Uma vez que até um motor de busca de ponta como o Elasticsearch sugere alguns leves limites ao número de resultados de pesquisa exibidos (dando uma mensagem de erro a partir de um certo nível), apenas serás capaz de analisar 5.000 páginas de cada vez, o que significa 100.000 obras ou favoritos.

Não te esqueças, todavia, que o formulário de Pesquisa de Obras deixa-te alterar a maneira de ordenar os resultados. Por isso, se quiseres aceder às obras mais antigas de uma fandom -- algo que não apareceria nos primeiros 100.000 resultados se se tratar de uma fandom grande -- podes ordenar por Date Updated in Ascending order (Data de atualização por ordem ascendente) para garantir que tens os resultados de que estás à procura! (Para ordenar uma lista de obras com filtros, usa sort:>posted no campo “Pesquisar nos resultados”.)

Algumas coisas para experimentares

Quando a nova pesquisa estiver ativada para toda a gente, aqui estão algumas sugestões para ficares a conhecer as novas opções:

  • Classificação: Para teres uma lista das obras classificadas como General Audiences (Todas as Audiências) ou Teen and Up (Adolescentes e Acima), não seleciones as classificações que queres incluir -- em vez disso, seleciona "Explicit" (Explícito), "Mature" (Conteúdo Adulto) e "Not Rated" (Não Classificada) para serem excluídas e todos os teus resultados deverão ser seguros durante o trabalho! (Podes reverter esta opção para quando fores ler antes de dormir.)

  • Contagem de Palavras: Para encontrares todos os verdadeiros drabbles na tua fandom escolhida, introduz 100 tanto no campo "From" (De) como "To" (Até). (#PuristaDeDrabbles)

  • Crossovers: És muito fã de fanfic no universo canon? Podes eliminar todos os AUs excluindo a tag "Alternate Universe" e crossovers ou fusões selecionando a opção "Exclude crossovers" (Excluir crossovers).

  • Data: Estás a trabalhar na tua lista de podfics preferidas de 2017? Vai à tag Podfic e coloca 2017-01-01 e 2017-12-31 nos campos "De" e "Até" por baixo de "Date Updated" (Data de Atualização), para refrescares a tua memória!

  • Estado: Já consumiste todas as obras completas sobre o teu novo OTP? Passaste as obras em progresso à frente, porque precisavas de um final feliz ? Não tens mais nada para ler? Ora bem, arregaça as mangas e seleciona a opção "Works in progress only" (Apenas obras em progresso) para lhes dares uma segunda olhadela!