AO3 News

Post Header

Published:
2018-06-06 12:21:38 -0400
Original:
Upcoming changes to the search & filter functionality
Tags:

A atualização do mecanismo de pesquisa do Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) que anunciamos anteriormente vai fornecer não apenas mais estabilidade, mas também trará ótimas mudanças na maneira como você realiza buscas, filtra e navega obras no AO3! Essas mudanças vão desde tornar nossas funcionalidades atuais mais fáceis de usar até a adição de novas opções e a renovação de funcionalidades existentes. Esperamos que você curta essas melhorias na forma de encontrar novas obras para ler, apreciar, ou mesmo ouvir!

Busca e filtros para obras

Ao longo dos anos, vocês nos enviaram muitas sugestões para melhorar a pesquisa e filtragem de obras, e como também adoramos usar o AO3, estamos felizes de finalmente implementar algumas delas!

 

Prévia dos novos filtros para obras.

Visão detalhada dos novos filtros para obras, focando na exclusão de tags, opções para crossovers e número de palavras. Selecione a imagem para visualizar a captura completa, exibindo a lista de todos os tipos de tags que podem ser incluídas ou excluídas e opções adicionais como obras em um certo intervalo de tempo ou língua específica.

 

  • Filtros de exclusão: Agora você pode usar os filtros para excluir conteúdos em listagens de obras da mesma maneira que você os usa para selecionar o que incluir: basta adicionar seus nomes no campo "Other tags to exclude" (Excluir outras tags) ou selecioná-las a partir da lista das tags mais populares. Essa pode ter sido a funcionalidade que mais foi pedida. Acreditamos que nossa solução combina familiaridade, flexibilidade e acessibilidade. Os novos campos só estão disponíveis nos filtros por enquanto, mas você pode continuar utilizando o método de exclusão de tags antigo na página Work Search (Busca por obras) — atualizaremos aquela interface em breve!

  • Crossovers: Agora você pode buscar por crossovers, ou filtrá-los. Crossovers são aqui definidos como obras que tem pelo menos duas tags de fandom não relacionadas, conforme determinado pela maneira como as tags estão organizadas.

  • Status da obra: Anteriormente, você podia optar por listar apenas obras completas. Agora você pode também buscar especificamente por obras em andamento, se você gosta desse tipo de coisa.

  • Data de atualização: Para limitar seus resultados a obras postadas ou atualizadas apenas durante um certo intervalo de tempo, os filtros agora incluem um mecanismo para te ajudar a selecionar uma data de início e de fim para sua busca.

  • Número de palavras: Por fim, adicionamos uma maneira simples de buscar por obras dentro de uma determinada faixa de número de palavras. \o/

Tudo o que você selecionar na barra de filtragem limitará seus resultados (ou seja, AMBOS os critérios devem estar presentes para uma obra ser exibida), sem incluir obras que apresentem ao menos uma das tags filtradas (ou seja, obras em que um OU outro critério esteja presente).

Busca e filtros para favoritos

Com o código antigo para favoritos, mudanças em tags grandes causavam grande stress para os servidores do AO3. Felizmente, o Elasticsearch 6 fornece uma maneira muito melhor de lidar com nossos mais de 74 milhões (!) de favoritos, então demos uma boa revisada nesse código. Entretanto, além de dar aos favoritos filtros de exclusão novinhos em folha, tivemos que fazer algumas mudanças na busca, navegação e filtragem por favoritos.

 

Prévia da nova listagem de favoritos.

Uma lista compacta de favoritos, todos da mesma obra, na tag Veronica Mars. Selecione a imagem para visualizar a captura completa, que mostra os cinco favoritos mais recentes, com as notas e tags de quem favoritou e um link para acessar todos os favoritos.

 

  • Reformulação das listagens de favoritos para tags e coleções: Chega de ter que passar por centenas de favoritos da mesma obra ou série popular quando você está buscando por favoritos numa coleção ou tag — cada item favoritado agora vai aparecer só uma vez, com os detalhes dos cinco favoritos mais recentes abaixo. (Se o item tiver mais do que cinco favoritos, haverá um link intitulado "All Bookmarks" (Todos os favoritos) para você poder acessar os demais.) As páginas de favoritos de cada pessoa e a pesquisa por favoritos continuarão a listar favoritos da mesma maneira que sempre fizeram.

  • Tags de quem favoritou: Com o novo código, utilizar a tag "Angst" em um favorito não vai mais adicionar o item para a página da tag, nem vai fazer o favorito aparecer nos resultados quando você filtrar pela tag adicional "Angst". Agora, se você quiser ver tudo que for favoritado com a tag "Angst", você vai precisar preencher o campo "Bookmarker's tags" (Tags de quem favoritou) na página de buscas por favoritos.

    Se você usa tags para um sistema pessoal de classificação ou lembretes para comentar em obras favoritas, por exemplo, você ainda pode filtrar seus favoritos como antes. Também haverão campos (e preenchimento automático) para "Bookmarker's tags" nas páginas de favoritos para tags e coleções. .

  • Pesquisa por favoritos: Apesar de ainda ser possível pesquisar por favoritos, as melhorias de performance que fizemos tornaram necessário que dividíssemos a busca em dois campos: um para informações dos itens favoritados (tags, títulos e sumários de obras, por exemplo) e outro para informações dos próprios favoritos (por exemplo, tags e notas de quem favoritou).

 

Prévia dos novos filtros de favoritos.

Detalhes dos novos filtros de favoritos, mostrando opções de exclusão para tags na obra e tags adicionadas por quem favoritou. Mais opções incluem campos de pesquisa para informações da obra e de favoritos, e caixas de seleção para buscar apenas por recs (recomendações) or apenas favoritos com notas. Selecione a imagem para ver a captura completa.

Busca por pessoas

Agora você pode pesquisar por pessoas que criaram obras nos seus fandoms favoritos! \o/ O novo campo "Fandom" na nossa página People Search sugere tags canônicas quando você começa a digitar, então você não precisa se preocupar em digitar o nome do fandom certinho. Quanto mais fandoms você inserir, mais exatos serão os seus resultados

 

Prévia da nova pesquisa por pessoas.

O novo formulário de pesquisa por pessoas, focando em uma pesquisa por fandom. O pseudônimo testy tem 970 obras e 66 favoritos, incluindo 1 obra para o fandom em questão. Além disso, também é possível pesquisar por nome ou conteúdo do perfil.

 

Para chamar mais atenção para o seu perfil, você pode seguir essas instruções para editar pseudos e adicionar informações e uma foto de perfil. (Você também pode adicionar links, sua história no fandom, sua posição quanto à criação de obras baseadas nas suas, ou outras redes sociais das quais faça parte, conforme explicado na nossa FAQ de Perfil.)

Limitações

Uma vez que mesmo um mecanismo avançado como o Elasticsearch sugere a necessidade de alguns limites suaves na quantidade de resultados exibidos (mostrando uma página de erro depois de um certo ponto), você só poderá navegar 5 mil páginas por vez, o que significa 100 mil obras ou favoritos.

Lembre-se, entretanto, que o formulário de busca por obras permite que você altere a forma como os resultados são organizados, então se você quiser acessar as obras mais antigas de um fandom — que não estariam entre os primeiros 100 mil resultados em um fandom grande — você pode ordenar os resultados de acordo com Date Updated (data de atualização) em ordem crescente para ter certeza que vai encontrar aquilo que está procurando. Para ordenar uma lista de obras filtrada, use use sort:>posted (Ordenar por data de postagem) no campo "Search within results" (buscar nos resultados).

Coisas para experimentar

Depois que a nova busca estiver disponível para todo mundo, eis algumas sugestões para começar a explorar as novas opções:

  • Classificação: Para acessar obras classificadas como General Audiences (todas as audiências) e Teen and Up (adolescentes e acima), não selecione uma classificação para incluir — ao invés disso, selecione "Explicit" (explícita), "Mature" (conteúdo adulto), e "Not Rated" (não classificada) para serem excluídas, e todos os seus resultados serão apropriados para qualquer idade. (Você pode inverter isso para aquela leitura antes de dormir.)

  • Número de palavras: Para encontrar todos os drabbles de verdade no seu fandom preferido, coloque 100 tanto no campo "From" (quantidade mínima) quanto no campo "To" (quantidade máxima). (#DrabblePurist)

  • Crossovers: Você gosta de histórias passadas no universo do próprio canon? Você pode eliminar todos os AUs excluindo a tag "Alternate Universe" e todos os crossovers selecionando a opção "Exclude crossovers" (excluir crossovers).

  • Data: Criando uma lista das melhores podfics de 2017? Vá para a tag Podfic e coloque 2017-01-01 e 2017-12-31 como datas de início e fim desejadas na sessão "Date Updated" (data de atualização), para refrescar sua memória.

  • Status: Você já consumiu todas as obras completas para o seu OTP preferido mais recente? Você passou reto pelas obras em andamento porque precisava de um final feliz ? Bom, respire fundo e selecione a caixinha "Works in progress only" (somente obras em andamento) para dar uma nova olhada nelas!