AO3 News

Post Header

Published:
2018-05-17 18:30:49 -0400
Original:
April 2018 Newsletter, Volume 123
Tags:

newsletter da OTW

I. Sucesso da campanha de angariação de membros!

Neste mês de abril, 4.799 pessoas de 80 países contribuíram com donativos para a Campanha de Angariação de Membros de Abril da OTW (Organização para Obras Transformativas) . O total final de US$130.084,00 em doações excedeu a nossa meta em mais de US$30.000. Parabéns ao comité de Desenvolvimento & Membros por organizarem a campanha e os nossos agradecimentos aos comités de Comunicação e Tradução, bem como a todas as outras pessoas da OTW que trabalharam com afinco para garantir que tudo corresse bem. Agradecemos ainda a toda a gente que doou, divulgou ou ajudou de outra forma! O vosso apoio ajuda a OTW a desempenhar a sua missão de preservar e promover as obras e cultura de fãs.

Se quiseres saber mais sobre como os donativos serão utilizados, o comité de Finanças disponibilizou o Orçamento para 2018 da OTW no início de abril. Também dinamizaram uma conversa aberta no dia 21 de abril, em que membros do público puderam colocar questões. Agradecemos a toda a gente que esteve presente e que tornou esta atividade num sucesso!

II. NO AO3

Em abril, o comité Legal assegurou uma vitória importante para o Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo). A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) decidiu em favor da petição da OTW contra um site de phishing a imitar o AO3. A WIPO anulou o registo do nome do domínio infrator e transferiu-o para a OTW, e em breve o site redirecionará para archiveofourown.org.

Isto serve como um lembrete importante para todas as pessoas utilizadoras do AO3: Antes de iniciares sessão no AO3, não te esqueças de confirmar que estás no site correto, verificando que o URL é archiveofourown.org. Se suspeitares que a tua conta do AO3 foi comprometida, deves mudar a tua palavra-passe.

Este mês, o comité de Acessibilidade, Design & Tecnologia fez um anúncio importante sobre o AO3. Vai haver upgrades ao Elasticsearch, o motor de busca do AO3. Estes upgrades atualizam o Elasticsearch da versão 0.90 para a versão 6.2. O comité de Acessibilidade, Design & Tecnologia está atualmente a testar o novo motor de busca e planeia começar a mudança gradualmente, com pequenos grupos de pessoas utilizadoras de cada vez, assim que tudo estiver pronto. Para atualizações sobre o AO3 em tempo real, segue @AO3_Status no Twitter.

O comité Open Doors (Portas Abertas) concluiu a importação de Unknowable Room, um arquivo de arte e ficção de fãs de Harry Potter. Gostavam de agradecer à equipa voluntária deste projeto especial pelo seu grande trabalho durante este mês, bem como aos comités de Organização de Tags, pela ajuda com múltiplos mapas de tags, e de Sistemas, por configurar redirecionamentos para as obras importadas de vários arquivos.

Tanto o comité de Políticas & Abuso como o de Suporte receberam menos pedidos em abril do que em março. O comité de Políticas & Abuso receberam mais de 700 pedidos, um número inferior aos 900 pedidos do mês anterior. O comité de Suporte recebeu aproximadamente 1.300 pedidos, um número inferior aos 1.600 em março.

III. Chás de Abril Trazem Flores à Fandom!

O evento anual da Fanlore, Chás de Abril, que dura todo o mês, também foi um sucesso, fazendo crescer histórias de fãs, em vez de flores, uma vez que fãs expandiram e editaram o conteúdo da Fanlore para ganharem crachás especiais. Podes aprender mais sobre o evento e a própria Fanlore na sua página principal, na sua comunidade Dreamwidth, ou na sua conta do Tumblr.

IV. Legal Advocacy (Assistência Legal)

Em abril, o comité Legal trabalhou com o comité de Comunicação para lançar um artigo de notícias que respondeu a questões e preocupações de fãs acerca da legislação americana recente, conhecida como FOSTA/SESTA. Resumindo, a lei tal como existe atualmente não se aplica a ficção e apenas a empreendimentos comerciais, pelo que não deverá ter qualquer impacto no AO3.

Quanto a outras novidades na assistência legal, Betsy Rosenblatt, líder do comité Legal, e Heidi Tandy, membro da equipa, na companhia de Tisha Turk, vidder (e membro da equipa Legal da OTW) e ainda outras pessoas aliadas, testemunharam ao Gabinete de Direitos de Autor dos EUA em favor da sua petição para agilizar e expandir as isenções às regras de anti-circunvenção do Digital Millennium Copyright Act. Esta petição faz parte da batalha do comité Legal em prol dos direitos de fãs a obter acesso e utilizar DVDs, Blu-Rays e conteúdo online do qual já tenham posse para fins de Utilização Livre. Agradecemos à totalidade de fãs cuja informação e histórias contribuíram para o seu testemunho!

Também em abril, o comité Legal finalizou e submeteu um comentário para a Autoridade da Comunicação e Radio-Televisão Canadiana, em oposição a uma proposta que permitiria às empresas fornecedoras de telecomunicações bloquear o acesso a websites sem uma ordem judicial.

V. TUDO SOBRE O PESSOAL

As 26 de abril, a OTW tem 662 pessoas voluntárias. \o/ Os movimentos recentes de pessoal estão listados abaixo:

Novos Membros de Comités: Megan Diane (Políticas & Abuso), Bella Irvine (Políticas & Abuso), waywardtrekkie (Políticas & Abuso), Nile (Políticas & Abuso), Astrid Clemons (Políticas & Abuso), e mais 1 membro do comité de Políticas & Abuso
Desenvolvimento & Membros: Amy2 e 1 outra pessoa voluntária
Novas Pessoas Voluntárias de Tradução: buse_sivri e 1 outra pessoa voluntária
Novas Pessoas Voluntárias da TWC: 1 pessoa voluntária

Membros de Comités Cessantes: Boheme (Políticas & Abuso), cyrilcee (Documentação do AO3)
Pessoas Voluntárias de Programação de AD&T: 1 pessoa voluntária
Pessoas Voluntárias da Fanlore Cessantes: 1 pessoa voluntária
Pessoas Voluntárias de Organização de Tags Cessantes: Charlottec1, Cyn, e 4 outras pessoas voluntárias
Pessoas Voluntárias de Tradução Cessantes: 2 pessoas voluntárias

Para mais informação acerca do propósito de cada um dos nossos comités, por favor consulta a lista de comités no nosso website.


A Organização para Obras Transformativas é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no nosso website.