AO3 News

Post Header

Published:
2018-05-10 12:13:25 -0400
Original:
April 2018 Newsletter, Volume 123
Tags:

Newsletter da OTW

I. Sucesso na Campanha de Abril!

Neste mês, 4.799 doadores de 80 países contribuíram para a Campanha de Abril da OTW (Organização para Obras Transformativas). O valor final de U$130.084,00 em doações excedeu nossa meta em mais de U$30.000,00. Parabéns ao comitê de Desenvolvimento e Membros por organizar a campanha e agradecemos aos comitês de Comunicações, Tradução e a todas as outras pessoas na OTW que trabalharam duro para garantir que tudo ocorresse sem problemas. Também gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que doaram, divulgaram ou ajudaram de qualquer forma! Seu apoio ajuda a OTW a continuar sua missão de preservar e promover as obras e a cultura de fãs.

Caso queira saber mais sobre como as doações serão utilizadas, o comitê Financeiro divulgou o orçamento da OTW no começo de abril.

II. NO AO3

O comitê Jurídico obteve uma importante vitória para o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) em abril. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual decidiu a favor da petição da OTW contra um site de phishing imitando o Archive of Our Own. A OMPI anulou o registro do nome do domínio dos criminosos e o transferiu para a OTW, e logo ele redicionará para archiveofourown.org.

Isto serve como um lembrete importante para todo mundo que usa o AO3: antes de fazer login no AO3, certifique-se de que você está no site correto checando a URL, que é archiveofourown.org. Caso suspeite que sua conta do AO3 tenha sido comprometida, você deveria alterar sua senha.

O comitê de Acessibilidade, Design & Tecnologia fez um importante anúncio este mês sobre o AO3.
Atualizações serão feitas no Elasticsearch, a ferramenta de busca do AO3. Essas atualizações trarão o Elasticsearch da versão 0.90 para a 6.2. Atualmente, o comitê está testando a nova ferramenta, e planeja mover as pessoas aos poucos assim que tudo estiver pronto. Para atualizações em tempo real do AO3, siga @AO3_Status no Twitter.

O Portas Abertas completou a importação do Unknowable Room, um arquivo de fanfic e fanart de Harry Potter. O comitê gostaria de agradecer axs voluntárixs de projetos especiais por seu árduo trabalho este mês, assim como aos comitês de Organização de Tags pela ajuda no mapeamento de múltiplas tags, e de Sistemas por redirecionar as obras importadas de diversos arquivos.

Tanto o comitê de Diretrizes e Abuso como o de Suporte receberam menos solicitações em abril do que em março. Diretrizes e Abuso recebeu mais de 700 solicitações, uma redução das 900 do mês anterior. Já o Suporte recebeu aproximadamente 1.300, menos que as 1.600 de março.

III. April Showers fazem o fandom florescer!

O evento anual da Fanlore que dura todo o mês de abril, April Showers, também foi um sucesso, cultivando não flores, mas histórias de fãs, conforme expandiram e editaram a Fanlore para receber insígnias especiais. Você pode aprender mais sobre o evento e a Fanlore em
sua página inicial, sua comunidade no Dreamwidth, ou em sua conta no Tumblr.

IV. Legal Advocacy (Ativismo Jurídico)

Em abril, o comitê Jurídico trabalhou em conjunto com o comitê de Comunicações para publicar um post de notícias que respondia a questões e dúvidas de fãs sobre a recente lei dos EUA conhecida como FOSTA/SESTA. Em resumo, a lei, em sua regulamentação atual, não se aplica à ficção, e só se aplica a práticas comerciais, portanto, não deverá ter impacto algum no AO3.

Em outras notícias, a presidente do comitê Jurídico Betsy Rosenblatt e a Heidi Tandy também do Jurídico, acompanhadas pela criadora de fan videos (e membro da equipe do comitê jurídico da OTW) Tisha Turk e outrxs aliadxs, testemunharam perante o Escritório de Copyright dos EUA em apoio à sua petição para otimizar e expandir as exceções às regras de anti-circunvenção do Digital Millennium Copyright Act. Esta petição é parte da luta do Jurídico pelo direito de fãs ganharem acesso e utilizarem DVDs, Blu-Rays e conteúdo online de sua propriedade para fins de Uso Razoável. Agradecemos a cada fã cujas informações e histórias contribuíram para esse testemunho!

Também em abril, o Jurídico finalizou e enviou um parecer à Autoridade Canadense de Rádio e Televisão, se opondo a uma proposta que permitiria que provedores de telecomunicações canadenses bloqueassem o acesso a sites sem uma ordem judicial.

V. Mudanças na equipe OTW

Em 26 de abril, a OTW conta com 662 voluntárixs \o/ Mudanças recentes no pessoal estão listadas abaixo.

Tornaram-se membros de comitê: Megan Diane (Diretrizes e Abuso), Bella Irvine (Diretrizes e Abuso), waywardtrekkie (Diretrizes e Abuso), Nile (Diretrizes e Abuso), Astrid Clemons (Diretrizes e Abuso), e mais 1 membro de equipe do Diretrizes e Abuso.
Desenvolvimento e Membros: Amy2 e mais 1
Entraram para a equipe de Tradução: buse_sivri e mais 1
Entraram para a equipe da TWC: 1 pessoa

Deixaram comitês: Boheme (Diretrizes e Abuso), cyrilcee (Documentação do AO3)
Deixaram a equipe de programação: 1 pessoa
Deixaram a equipe da Fanlore: 1 pessoa
Deixaram a equipe de Organização de Tags: Charlottec1, Cyn, e mais 4
Deixaram a equipe de Tradução: 2 pessoas

Para mais informações sobre a função de nossos comitês, por favor acesse a lista de comitês em nosso site.


A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.